sábado, 27 de outubro de 2007

Holocausto.

Em 10. Maio 1933, 20.000 livros foram queimados na Opernplatz, mais tarde Bebel Platz, adjacente à Berlin Opera House.. Entre os autores cujos livros foram queimados foram Thomas Mann, Stefan Zweig, Erich Maria Remarque, Heinrich Mann, Albert Einstein, H. G. Wells, Jack London, Upton Sinclair, Helen Keller, André Gide, Marcel Proust, Emil Zola, e Sigmund Freud.



"Quando eles queimaram livros, percebemos que acabaríam em queima de seres humanos" (tradução livre)



Heinrich Heine

O termo Holocausto originalmente derivado da palavra grega holokaustos, significando um ("holos" completamente, "kaustos"queimada) sacrifício oferecendo a um deus. A partir do século 19, "Holocausto" tem sido utilizada principalmente para se referir a calamidades ou catástrofes. De acordo com o Oxford Inglês Dictionary, o termo foi pela primeira vez utilizado para descrever o tratamento de Hitler dispensado aos judeus desde 1942, embora ele não se tornou um padrão de referência até a década de 1950. Ao final dos anos 70, porém, o sentido convencional do termo tornou - se o genocídio nazista. O termo também é usado por muitos num sentido mais restrito, para se referir especificamente à destruição sem precedentes dos judeus europeus, em particular. . Alguns historiadores creditam a Elie Wiesel a utilização do termo 'Holocausto' em sea atual significado.

A palavra bíblica Shoa (ש ו א ה), também escrito como Sho'ah ou Shoah, que significa "calamidade", em hebraico, tornou - se o padrão termo hebraico para o Holocausto, no início dos anos 40. Shoa é preferida por muitos judeus e um número crescente de outros por uma série de motivos, incluindo a potencialmente ofensiva natureza do significado original da palavra holocausto.

O Holocausto foi o mais infame expressão de ódio racial e religioso dos tempos modernos. A sistemática estatal utilizada para perseguição e morte de milhões de pessoas (seis milhões de judeus) pela Alemanha Nazista e seus colaboradores, é um evento único na história. Os esforços para compreender o Holocausto começam com as origens do povo judeu e sua história na Europa indo para trás, tanto quanto na destruição do Segundo Templo de Jerusalém em 70 D.C. e continuando através da idade média e da ascensão de medidas religiosas anti-semitas com suas profundas raízes no cristianismo moderno de base racista. O sentimento religioso anti - semita era seguido pelas doutrinas reformistas do ódio racial, bem como a consequente episódios violentos, ou guerra, que, depois, espalhados por todo o continente abriu o caminho para os bárbaros e hediondos atos perpetrados pelos nazistas no século 20.



A perseguição dos judeus na Alemanha começou quase imediatamente após Hitler assumir o poder em 1933, e encaminhada sem pausa até o colapso do regime nazi, em 1945. Os esforços Nazistas para salvaguardar a "pureza de sangue", tencionando classificar e distinguir as raças afetou a vida judaica na Alemanha em cada etapa. A precisão terminológica do Código de Leis de Nürnberg, definia "graus de Judeidade" com base nas raízes antepassadas Judias

Esses mesmos esforços intensificarama a publicidade sobre os males da raça Judia, que envenenava as relações entre "Arianos" e judeus. As crianaças alemãs também foram apanhados na recém-definida distinção racial "Ariana" sendo rápida a brutalmente homologadas como Judias.

A fundação de genocídio nazista - controlada na "esfera de influência"- começou muito antes da famigerada Conferência de Wannsee , realizada em Janeiro de 1942, quando o plano para implementar a "Solução Final" foi concluído.
Havia já uma complexa máquina de morte que removia os judeus e outros chamados "indesejáveis" do quadro da sociedade.

Já em 1933, os nazistas iniciaram uma ampla campanha propagandística com o objectivo de familiarizar o povo alemão com a idéia e os benefícios da "eutanásia".
Isto levou ao abate secreto dos deficientes mentais e físicos pela utilização de injecção letal eo monóxido de carbono, gás que exterminou muitos milhares de vidas; Ele foi seguido por deportação maciça e transporte para capos de concentração e guetos ou campos de trabalho escravo - que por sua vez resultou na morte de inúmeros outros.

Com a invasão da União Soviética, a escala de abate foi multiplicado muitas vezes com a ação dos Einsatzgruppen varrendo os territórios conquistados em busca de vítimas.
Mas os nazistas aprenderam que os efeitos das centenas de milhares de vítimas mortas a tiros e muitas até enterrados vivos em valas comuns deixaram uma inevitável chaga psicológica sobre os assassinos, cicatrizes que deveriam carregar por realizar o trabalho de assassinato.
Portanto, novos métodos tiveram de ser encontrados a partir desta necessidade de uma maior eficácia na execução da "Solução Final", surgindo assim as fábricas de morte de Belzec, Sobibor e Treblinka.

Não há uma documentação assinada, ou ainda não encontrada, da ordem de Hitler em relação a "Solução Final", mas suas palavras profetizaram sua intenção e percebemos que esta intenção era realizada por aqueles que seguiram os princípios do nacional-socialismo, quando alegremente cantavam:

"Quando sangue judeu jorra na faca, o dobro das coisas correm bem".

SA celebração chant

Nenhum comentário: